Como funciona a úlcera nervosa?

by tasaude on August 12, 2011

Este é um assunto que deixa muito mal entendido! Para esclarecer, a medicina não reconhece a expressão “úlcera nervosa”. Gastroenterologistas de todo o mundo afirmam que o estado emocional das pessoas pode contribuir com a manifestação dos incômodos sintomas de uma úlcera péptica já existente, mas não causá-la.

Prova disto é a recente declaração de um dos mais conceituados gastroenterologistas do país, Luiz Gonzaga Vaz Coelho. O médico afirma que não existe úlcera nervosa, mas sim uma piora do quadro quando o portador do problema fica a sua saúde emocional abalada. O médico também é professor do departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Minas Gerais e chefe do Instituto Alfa de Gastroenterologia de Minas Gerais.

Mas afinal, o que é a úlcera péptica? A úlcera é uma lesão da mucosa do estômago, esôfago ou duodeno. Na linguagem coloquial, é uma espécie de ferida, que causa dores intensas e muitos incômodos para a pessoa.

A úlcera péptica pode aparecer devido à produção exacerbada do ácido clorídrico e da pepsina nos órgãos do sistema digestório. Estas substâncias podem ser produzidas em excesso pelo próprio organismo ou por fatores externos, como o uso demasiado da aspirina e de alguns anti-inflamatórios. Outro fator causador de úlceras é a presença da bactéria Helicobacter Pylori.

As úlceras pépticas causam intensos desconfortos. A manifestação mais comum é a dor intensa na região abdominal. Geralmente, se faz necessário a aplicação intravenosa de analgésicos para cessar esta dor. Outros sintomas na saúde são: sensação de fome constante, ou seja, parece que sempre há um “vazio” no estômago; enjoos; vômitos; sensação de peso no abdômen após refeições ou até mesmo ao comer pequenas porções de alimentos, como apenas um biscoito.

O tratamento da úlcera é essencialmente medicamentoso, com remédios que promoverão a cicatrização e cura da ferida péptica. No caso do problema ter sido ocasionado por bactérias, são administrados também antibióticos. A dieta alimentar é importante, mas não trata ou cura a doença sozinha. O paciente deve evitar alimentos ácidos e gordurosos, para não dificultar a cicatrização da úlcera. É conveniente também evitar o tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento.

Além da cura da doença, o tratamento e as recomendações são importantes para que o paciente não precise passar por procedimento cirúrgico, onde a úlcera é retirada do órgão onde se instalou. Há casos em que a úlcera sangra e a cirurgia deve ser feita imediatamente.

Por fim, apesar das úlceras são serem causadas isoladamente por problemas emocionais, é importante levar uma vida regrada e tranquila, para que a sua saúde seja beneficiada com o seu bom estado emocional!

Previous:

Next:

{ 5 comentários... leia-os abaixo ou adicione um }

sidney December 28, 2013 at 11:28 am

tenho usera no estomago sinto muita dor parese que estou morrendo

Reply

André Luís October 20, 2013 at 2:34 pm

foi muito útil essa informação , pois acabei de saber que a minha sogra está com úlcera,
eu e minha esposa ficamos preocupados achando que era algo muito grave e sem cura.

Reply

nenzinha April 30, 2012 at 3:22 pm

Tenho uma colega que depois de fazer uma cirurgia de redução de estomago apresentou um gravissimo problema de úlcera com sangramentos fortissimos e infecão em varios orgaos que a levou-a ao estado de coma profundo.O que pode ter acontecido nesse caso ja que na endoscopia nao teria dado nenhum problema de úlcera?

Reply

Mikalielli April 23, 2012 at 2:48 pm

Olha sou mikalielli é tenho simtoma de usera nervosa isso tem curas ? Nossa quando fico nervosa começa a doer o meu estomago sera que tem cura Sim ()Ou Não()?

Reply

tasaude April 24, 2012 at 1:08 pm

Recomendamos que você procure um médico.

Reply

Deixe um comentário