Saiba tudo sobre reposição hormonal

by tasaude on March 27, 2012

 reposição hormonal trata-se da reposição de determinados hormônios que por diferentes razões deixaram de ser produzidos naturalmente pelo nosso corpo. Atualmente existem várias técnicas utilizadas para essa substituição, buscando gerar bem-estar e saúde para os pacientes que precisam ser submetidos a esses tratamentos.

Apesar de existirem diversas causas, os casos mais comuns de reposição hormonal estão relacionados com a diminuição de produção de hormônios pelo ovário feminino, estrogênio e progesterona. Geralmente essa diminuição acontece no período que antecede, ou durante, a menopausa, última fase de menstruação natural da mulher que acontece por volta dos 45 anos.

Durante essa etapa é comum que as mulheres sintam diversos sintomas como calor e suor em excesso, diminuição da libido e ressecamento vaginal, irritabilidade, perda de memória e falta de atenção. Todos esses sintomas interferem na qualidade de vida feminina, fazendo-se necessária a intervenção por meio das terapias de reposição hormonal.

Existem dois métodos de reposição hormonal. A reposição sintética trata-se da ingestão de hormônios produzidos em laboratório e a reposição vegetal, é a ingestão de hormônios cuja fonte de hormônios é natural, ou seja, utilizam-se hormônios encontrados em plantas.

A reposição hormonal sintética pode ser realizada de diversas maneiras variando de acordo com o tipo de hormônio. Em geral, a progesterona é administrada via oral, porém o estrogênio pode ser por via oral ou nasal, por gel de absorção, adesivos ou implante. Já a natural pode ser realizada de duas formas, pela ingestão de fito-hormônios, ou seja, cápsulas que contenham hormônios similares aos produzidos pelo corpo humano, porém encontrados na natureza, ou ingestão direta de alimentos, como a amora ou a soja e seus derivados sendo incluidos na alimentação.

Antes de escolher qual método de reposição hormonal utilizar é essencial se informar com o seu ginecologista e endocrinologista, para que seja escolhido o tratamento mais adequado e seguro para sua saúde e bem estar.

Previous:

Next:

Deixe um comentário