Você sabe o que é gordura vegetal hidrogenada?

by tasaude on April 16, 2012

A gordura vegetal hidrogenada é um ingrediente presente em boa parte da alimentação da maioria dos brasileiros. Diariamente consumimos diversos produtos industrializados e para manter o bom aspecto nas prateleiras as indústrias fazem uso dessa fonte de gordura, muitas vezes prejudicial à saúde e ao bem estar dos consumidores.

Dos produtos que contém este tipo de gordura e que são mais comuns podemos destacar: sorvetes cremosos, biscoitos, tortas, bolos, salgadinhos de pacote, pipocas de micro-ondas, chocolates, maioneses, molhos de salada, algumas margarinas, e ainda os alimentos produzidos pelas cadeias de fast-food.

A gordura vegetal hidrogenada nada mais é do que o resultado de um processo físico-químico realizado em óleos naturais ricos em ácidos graxos poli-insaturados que os transformam em materiais pastosos ou sólidos, ou seja, em gordura.

Esse processo foi a solução que a indústria encontrou para substituir a gordura animal e manter seus produtos com a aparência de mais frescos, ou mesmo crocantes, como, por exemplo, as batatas-fritas de fast-foods, porém tornou os óleos naturais em principais fontes de gordura trans. Lembrando que gordura vegetal hidrogenada é uma das principais fontes de gordura trans.

Os estudos realizados sobre os malefícios da gordura vegetal hidrogenada ainda não estão concluídos, entretanto já se sabe que o seu consumo resulta no aumento do mau colesterol (LDL) e redução dos níveis do bom colesterol (HDL), aumentando assim os riscos de doenças cardiovasculares.

A Anvisa obrigada as indústrias alimentícias a identificarem no rótulo dos seus produtos a presença de gordura vegetal hidrogenada. Com isso muitas marcas retiraram o ingrediente dos seus artigos, no entanto, outras usam de artifícios diversos para encobrir esta presença. A melhor forma de saber se um produto contém ou não gordura vegetal hidrogenada é lendo os ingredientes de composição, buscando sempre evitar tais produtos.

Lembre-se: Uma alimentação balanceada combinada à prática de esportes é essencial para manter seu bem-estar, saúde e beleza.

Previous:

Next:

Deixe um comentário