Qual arroz é mais saudável? O integral ou o preto?

by tasaude on November 8, 2012

Uma alimentação saudável inclui diversos tipos de cereais, incluindo o arroz, que é uma fonte importante de carboidratos, fazendo parte de uma grande variedade de combinações de pratos do nosso dia-a-dia. O alto valor energético deste cereal faz com que também possua um valor calórico alto, se consumido em excesso.

Com exceção do cereal refinado e branco, que possui menor quantidade de nutrientes, a grande questão é: qual o tipo mais saudável, o grão preto ou o integral? O arroz integral mantém o germe e a parte exterior do grão, por isso, é muito mais rico em proteínas e sais minerais importantes para a nossa saúde, como cálcio, fósforo e ferro. Além disso, possui maior quantidade de fibras e vitaminas do complexo B, que fornecem mais energia para as atividades diárias. Não polido e nem descascado, o cereal integral é a base da alimentação macrobiótica, com maior quantidade de gordura benéfica para o corpo e alta concentração de nutrientes.

O arroz preto, também conhecido como selvagem, possui um formato de grão mais longo e fino, sendo de coloração escura por fora e branca por dentro. Este tipo contém mais fibras e proteínas do que o comum e, portanto, o mais recomendado na composição de pratos vegetarianos pelo seu alto valor proteico. O cereal preto é especialmente indicado para pessoas que sofrem de intestino preso, por aumentar o bolo fecal através do seu consumo ligado a uma dieta com maior ingestão de líquidos, liberando e auxiliando o transito intestinal.

Quanto ao valor calórico, é importante salientar que a quantidade de calorias destes dois tipos é equivalente – praticamente não há diferença entre ambos quando comparados entre si. Levando em conta os benefícios para a saúde, vale a pena substituir os grãos polidos e brancos, que são pobres em nutrientes, pelos integrais ou pretos, que são fontes de energia ricas em fibras, vitaminas e proteínas.

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